domingo, 29 de abril de 2018

A Diocese de Benguela prepara com pompa e circunstancia a posse do seu 4º Bispo para Benguela, Dom António Francisco Jaka, anunciada para Junho!
Benguela é uma casa que quase a maioria dos bispos da CEAST conhece bem, perguntem a Dom Viti para tirar as dúvidas, aliás ele se disse sempre de Benguela, nos passados e longos tempos de Cristo Rei, quando lhe cabia acolher os jovens seminaristas na sua arquidiocese.
Dom Francisco Viti é natural de Tchindgendge, embora não fosse do clero de Benguela, até ser bispo para a comunidade de Menongue, onde começou a sua trajectória episcopal não perdeu o bom gosto que Benguela, porta na linha do eixo Ganda- Ebamga de que natural
Nesta foto ao lado do novo bispo de Benguela é tabmém uma referencia por se chamar Francisco, onomástico de Bergolio, (Papa Francisco), e Francisco Jaka, que faz a tradição de Benguela, depois de Dom Armando Amaral dos Santos ter aberto o jogo que deu inicio a Diocese que nos próximos tempos completa 50 anos!
O Desafio para o 4º Bispo de Benguela, Dom António Francisco Jaka é, pela idade de serviço, ser o continuador do seu compatriota (conterrâneo) de Malange, Dom Óscar Braga, a quem Deus concedeu longevidade pastoral na continuidade de Dom Amaral dos Santos de que Benguela e Lobito não esquecem a memória.
De Dom Eugenio Dal Corso fica o bom perfume da comunhão e serviço que foram uma "transição positiva" a não perder, dos longos anos de Benguela em Igreja particular. Benguela não esquece que o grande entusiasta para a futura diocese do Lobito é sem dúvidas Dom Eugénio Dal Corso. Para todos efeitos, os "arciprestes" mesmo que pareçam, pesados na pratica pastoral costumeira, eles fazem um nô de vivência do melhor que a inteligência pastoral nas paróquias podem oferecer. A unidade pastoral nunca foi perdida aliás é sempre um desafio a conquistar em cada momento do nosso fazer e ser Igreja Local...
Bem Haja
Boas entradas Dom Jaka, 4º Bispo de Benguela a caminho dos seus 50 anos de Diocese, numa Igreja que tem mais de 500 anos de Vida.

(Quintino KANDANDJI, pe)