terça-feira, 15 de maio de 2018

Bispo da providencia despede-se com lágrimas

Dom Eugeno, padre Venacio Branco e a Superiora Geral
Dom Eugenio Dalcorso despede-se das madres de Benguela com lágrimas. As conhecidas madres de Benguela celebram a Páscoa de duas madres mais velhas, fundadoras, a 1ª  foi a primeira geral  a 2ª foi membro do primeiro conselho das madres.

As catarinas que são a congregação mais capilar em Benguela e talvez em Angola, choram ao lado do bispo diocesano que dentro de poucos dias deixa o leme da  Igreja que mora em  Benguela.

O bispo, pobre servo da divina providencia,  lutou durante os seus cerca de 10 anos, em Benguela, para que a Diocese assumisse um nome novo para a Igreja de Angola, como que querendo-a "greit one", tendo conseguido com o seu  episcopado do seu predecessor, cheio de glórias, uma série de boas coisas no seu mandato.

1. Uma pastoral mais funcional,
2. maior responsabilização dos fiéis, clérigos e leigos no dia a dia.
3.Cada um presta as contas lá onde lhe foi confiado fazer algo, enfim, entre outras.

Mas ao mesmo tempo dom Eugénio foi uma pedra no sapato de muito saudosistas e preguiçosos, como diria o meu  "kota abega", padre Abel e atraía ódio de alguns, que pena! na Igreja e na Sociedade.

Umas das marcas do esforço de Dom Eugénio é a aculturação prática com a proximidade de um episcopado perto do povo. Numa missa, eu cheguei a ouvir dos fieis, "Esse branco é esperto fala nossa língua, cuidado! é melhor falar em melhor falar em português com ele", comentaram os leigos de uma das missões do interior. Isso me desarmou do orgulho de ter estado na escola sem saber falar tão bem a língua do povo, peço desculpas!

Muitas Congregações Diocesanas tornaram-se prosperas como as Irmãs Catarinas, conhecidas em Angola como Madres de Benguela, ao lado dos Irmãos Servos do Reino e outras.... Para elas, o bispo engajou a sua personalidade pastoral. Dom Eugénio ofereceu as catarinas o titulo, em seu episcopado, de serem a partir de Angola, como que reconhecidas, digamos, internacionalmente! E assim, Benguela, de muitos títulos chegou mais longe com o bispo pobre servo da divina providencia.

Mas a grade esperança do bispo que agora vai é ter para Benguela uma nova diocese a chamar-se "Diocese do Lobito", um sonho de Dom Eugénio!
Caro, bispo um dia, ela, a diocese do Lobito, chegará, nunca nos esqueceremos...Obrigado pelo testemunho e entrega nas terras da Acácias Rubras!

QUINTINO KANDANDJI, PADRE!