domingo, 21 de outubro de 2018

O Lobito chora pela perda do padre!

(Padre Paulo Kalyato no meio)
Padre Paulo Kalyato partilha desde a noite deste Domingo, 21 de Outubro de 2018 com a comunidade do além. O presbítero natural do Lobito, Bela-Vista, enluta a paróquia de São José da Camponte, onde até então exercia o serviço ministerial.

Kalyato segundo as primeiras informações a que tivemos acesso sentiu-se mal na manha do Domingo, quando lhe pesava agenda dominical para o dia das Missões e fez entrada no Hospital do Lobito. Ai foi submetido a cuidados intensivos tendo depois ter de render a alma a Deus pelas 20:30 minutos. O padre nos últimos dias queixava-se de um ligeira dor de cabeça que parecia ser malária e que estava controlada.

Padre Kalyato, depois da formação sacerdotal obteve a formação complementar, em Roma. De regresso a casa trabalhou, até a data da sua morte, como professor na Universidade Católica de Angola, no núcleo de Benguela, ISPCAB. Na pastoral, o jovem sacerdote, como bom lobitanga gostava de aventuras, tendo frequentado a liderança escuta, como assistente escuteiro para o agrupamento da Paróquia de São José da Caponte. 

No clero de Benguela Kalyato é ainda irmão de sangue do padre Ramiro, actual pároco da Kawanga. Dos padres, da Bela -Vista este é segundo padre que morre em condições pouco claras, depois do padre Celestino Cabo, na Missão do Alto da Catumbela, onde pouco depois veio a falecer o padre António Myapia.

Apesar da perda do padre conforta-nos a certeza de que ao lado do eterno sacerdote (Cristo Jesus) continua a nosso favor e talvez mais capaz de melhor servir as almas.  Obrigado pelo dom da tua entrega e amizade no presbitério!